segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que tenho a ver com o meio ambiente?


Ecologia é assunto sempre atual, e cada vez mais ouvimos reportagens sobre "preservação da natureza", do meio ambiente, dos rios, das florestas, e da fauna. Mas, será que Ecologia é também um assunto bíblico? Faz parte de nossas responsabilidades cristãs participar de movimentos ecológicos? Ou este é um interesse puramente mundano? É bom procurarmos saber o que Deus pensa e diz a respeito, para que não venhamos a assumir ou deixar de assumir uma posição coerente, cristã e eficaz, em relação àquilo que Deus deseja ver da parte de Seus filhos.

Ecologia - Um projeto de Deus

"Ora, o Senhor plantou um jardim...e pôs nele o homem..."(Gn 2:15) "...o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar."(Gn 2:15)
Sabemos que Deus fez todas as coisas perfeitas e, no entanto, depois de tudo pronto ainda decidiu "plantar um jardim", servindo como ambiente adequado para a residência do primeiro casal. De fato, Adão e Eva sentiram-se extremamente alegres naquele agradável lugar. Este fato nos revela três lições bem claras sobre ecologia:

1.Foi Deus quem criou no homem o amor pela natureza.

Até hoje é um sonho para a maioria das pessoas um dia poder morar em uma chácara (mesmo na cidade), com uma linda paisagem, repleta de deliciosas frutas, flores, pássaros cantando, animais, um riacho, uma cachoeira e um bosque. Nem todos podem ter isso, mas ao menos fazem todo empenho para manter um jardim ou algumas plantas ornamentais em vasos.

2.Deus colocou no homem o instinto de cultivar a terra.

Mesmo aqueles que moram nas grandes cidades, com pouquíssimo espaço em casa, acham um jeitinho de plantar algumas hortaliças ou uma flor, Isso é um instinto natural, algo que nos traz prazer. Como é gostoso comer uma fruta ou colher uma flor que nos mesmos plantamos!

3.Deus nos confiou a responsabilidade de administrar a natureza.

É verdade que muitos crentes tem sido negligentes com essa responsabilidade, e até irresponsáveis com relação à poluição, principalmente quando há interesses financeiros por trás. Mas é verdade também que ninguém gosta de ver a árvore em frente a sua casa ser estragada por vandalismo, ou alguém jogar lixo em seu jardim. A qualidade de vida ambiental é responsabilidade de todos. 
Princípio espiritual: Preservação é um projeto que nasceu no coração de Deus e Ele mesmo nos dá o bom exemplo: "Tu, Senhor, preservas os homens e os animais" Salmos 36:6

Autor do estudo: Pr. Agnaldo Faissal J. Carvalho

Pensem nisso

Líder de Jovens - Leandro

0 comentários:

Postar um comentário