domingo, 27 de março de 2011

Não é verdade que Deus e a natureza são a mesma coisa?


Criador e criatura.

Imagine você recorrendo ao sol para pedir ajuda espiritual, conselhos e proteção! O sol aquece e ilumina o mundo, mas não lhe responderá, assim como a secretária de uma dentista não poderá curar sua terrível dor de dente. Ela pode sim, preparar o consultório para o atendimento, mas é incapaz de tratar o paciente. O sol também é incapaz de perdoar os seus pecados, de ouvir suas orações e de lhe dar a vida eterna. 
O sol e toda a natureza podem também ser úteis ao apontar certas características do Criador. Por exemplo, sabemos, pela grande variedade de espécies de animais e plantas do nosso planeta, que o Criador é inovador e original. Sabemos, pela riqueza do universo, que o Criador nos ama, pela beleza que nos deu para alegrar nossos dias. Mas amar e reverenciar a criatura em lugar do Criador é uma loucura tão grande quanto a de uma namorada que despreza seu namorado por estar perdidamente apaixonada pelas flores que este lhe deu de presente. 

A resposta Bíblica

Os que acreditam que Deus e a natureza são a mesma coisa são chamados de panteístas. O panteísmo é uma palavra derivada do grego pan e théos, significa "tudo é Deus". Os panteístas identificam Deus com o universo ao dizer: "Deus não é diferente ou distinto do universo. Deus é tudo quanto existe; e tudo quanto existe é Deus". 
A Bíblia não é panteísta. Ao contrário, Ela mostra que o panteísmo é deficiente por dois motivos. Primeiro, por negar que Deus está acima de Sua criação. A Bíblia afirma que Deus é incomparável e está acima de todas as coisas (Is 40.18,25;46.5). A segunda deficiência do panteísmo é que ele também nega que Deus é uma Pessoa. Deus não é igual a uma árvore, a uma vaca ou ao sol. Nas Escrituras Deus não somente possui os atributos de uma Pessoa, como também, na encarnação, Ele assume um corpo e Se torna Deus-homem (Jo 1.14). Ao dizer Eu Sou, o Senhor está declarando a Sua autoexistência, autossuficiência e soberania (Êx 3.14;Sl 115:3).
A natureza pode até refletir o Criador, mas jamais podemos nos esquecer de que o Criador é maior que a natureza. Ele é o único que verdadeiramente pode lhe ajudar! Então não espere que os "secretários" de Deus façam alguma coisa por você, busque o próprio Criador e não adore a criatura.

Fonte: Revista de Jovens nº22 da editora Cristã Evangélica "Respostas Bíblicas para perguntas intrigantes".

Deus o abençoe, e aproveite da Graça de Deus!

Líder de Jovens: Leandro.

1 comentários:

Maravilhoso! ótimo post, muito bem analisado :D

Postar um comentário